
"PET" é a sigla referente ao Programa de Educação Tutorial, do governo brasileiro.
PET Solos é o Programa de Educação Tutorial em Ciência do Solo.
As áreas em que o PET Solos atua são:
- Gênese e propriedades do solo - Morfologia e classificação dos solos - Fertilidade do solo
- Química do Solo
- Nutrição mineral de plantas
- Manejo e conservação do solo
- Geologia geral e geoquímica
- Física do solo
- Microbiologia do solo
- Educação ambiental em solos
Na segunda sala à direita da entrada do Prédio do Departamento de Solos, na Universidade Federal Rural da Amazônia.
Av. Perimetral, 2501 - Terra Firme
Belém - PA, 66077-830
O PET Solos atua nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, realizando projetos de educação ambiental voltados à ciência do solo, oficinas científicas, produção de mudas, coleta e análise de solo, projetos de pesquisa e doação de solução nutritiva.
Discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) que possuam bom rendimento acadêmico.
Os principais pré-requisitos para concorrer a uma vaga no processo seletivo do PET Solos é apresentar o Indice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior ou igual a 7 (sete), não possuir reprovação e estar cursando até o 4º semestre dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental da UFRA.
O número máximo de estudantes que podem estar regularmente ligados ao PET Solos são 18, sendo 12 bolsistas e 6 não-bolsistas. Atualmente o grupo é composto por 12 bolsistas.
Uma vez que os discentes podem permanecer no grupo até o fim da graduação, a abertura de vagas e seleção de novos petianos ocorre conforme a conclusão de curso, desistência ou desligamento dos membros vigentes.
Os editais de seleção PET Solos são disponibilizados neste site e na nossa página no Facebook.